Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.
Porém, as dores no pé da barriga também podem querer dizer que há alguma coisa errada no corpo. Veja quando se preocupar quando as dores aparecerem e quando elas podem ser sinal de gravidez.
Dor no Pé da Barriga, o que Pode Ser?
Dores no pé da barriga e nas costas podem significar gravidez quando acontecerem após o atraso menstrual e após o período fértil2. Às vezes a dor pode se apresentar como uma dor fina, que parece estar de um dos lados do baixo ventre, às vezes dos dois lados. A barriga também pode apresentar um pequeno inchaço.
Tambem é muito comum a mulher que ovula e tem uma função ativa do corpo lúteo sentir cólicas e até uma dor mais intensa no pé da barriga e nas costas. Ela pode chegar a pensar que há algum problema maior por trás dessas dores, mas são dores funcionais do corpo. Para aliviar esses sintomas, existem medicamentos adequados, e caso haja gravidez de fato, não oferecem riscos se usados.
IMPORTANTE: É importante a mulher prestar atenção aos demais sintomas que o corpo dá antes de suspeitar de uma possível gravidez.
Nem todas as dores no pé da barriga significam gravidez. Como dito, muitas vezes as dores são de ovulação3, e esse óvulo pode ter sido fecundado ou não. Mesmo que seja fecundado, há o risco de não implantar, e aí a gravidez não acontece. Por isso, o indicado é aguardar e, caso as dores persistam no período após o atraso menstrual, aí sim há indícios de que possa haver a gravidez.
Se as dores intensificarem e houver um sangramento mínimo sem fluxo, de cor amarronzada ou rosada, pode ser a famosa nidação. Porém nem toda nidação tem sangramento aparente e a dor simplesmente fica um pouco mais forte de um dia para o outro. Vale lembrar que dores no pé da barriga podem ser gravidez, mas também problemas com essa gravidez. A gravidez ectópica ou tubária proporciona à mulher uma dor cada vez maior. Por isso, o ideal é investigar com um médico a causa dessas dores caso já tenha certeza da gravidez.
Quando Essas Dores São Sinais de Problemas?
Grande parte das mulheres em idade fértil elacionam as dores no pé da barriga automaticamente à gravidez, porém nem todas as dores são causadas por ela. Há casos em que a mulher tem algum tipo de problema íntimo como uma infecção uterina, por exemplo. Essa infecção pode acometer qualquer mulher que mantém uma vida sexual ativa. Elas são tratáveis na grande maioria dos casos, pois são simples. Outros casos de dores no pé da barriga podem indicar presença de infecções sexualmente transmissíveis como a clamídia por exemplo. Por isso manter o Papanicolau em dia fajudará no diagnóstico adequado e precoce para que o médico trate com o melhor medicamento para cada caso.
Dor de Infecção Urinária
A dor no pé da barriga pode ser também indícios de infecção urinária. Nem todas as mulheres levam essa hipótese em consideração. Porém, mesmo que não haja as dores no canal da uretra, a bexiga vai avisar ao corpo de que tem alguma coisa errada. Por isso, se as dores forem constantes, é também aconselhável com que a mulher faça exames de urina tipo 1 para saber se há alguma infecção se desenvolvendo.
Dor de TPM
Outro motivo que traria as dores no pé da barriga é a TPM. Quando a mulher está para menstruar, ela apresentará incômodos típicos dessa fase, como por exemplo cólicas acentuadas e também dores nas costas acompanhadas de inchaço abdominal. Essas dores no pé da barriga tendem a desaparecer quando a menstruação desce ou quando ela vai embora.
Na verdade devemos considerar toda dor no pé da barriga um alerta.. Uma possível causa que poucos falam sobre é a da presença de câncer de colo de útero. Isso trará dores mais fortes do que o normal para a mulher, porém são casos isolados. Por mais que estes casos sejam a minoria, deve ser cogitada a hipótese e investigada pelo médico. Mesmo que as dores sejam causadas pelo ciclo fisiológico da mulher como a ovulação, por exemplo, é indicado conversar com um médico sobre a condição para esclarecer e pesquisar possíveis problemas existentes nessa área. Não tenha medo de investigar e faça do seu ginecologista seu melhor amigo!
Dúvidas das Leitoras:
Como saber se a dor no pé da barriga é gravidez?
Infelizmente só pela dor não é possível confirmar uma gestação. Para saber se a dor no pé da barriga é gravidez é necessário uma junção com outros sintomas e a confirmação através de teste de gravidez, seja ele de farmácia ou um beta HCG. Os testes da Famivita são muito confiáveis e acessíveis.
Como é a dor no pé da barriga no início da gravidez?
A dor no pé da barriga no início da gravidez é facilmente confundida com as dores de cólica pré-menstrual ou até mesmo da fase ovulatória. É bem comum ocorrer essa dor, por isso são confundidas por muitas mulheres como sintomas da TPM. Se você é tentante, a melhor forma de acompanhar seu período e conseguir engravidar logo é ter certeza de quando está ovulando. Um APP de ciclo menstrual no celular e a realização de testes de ovulação para confirmar quando a ovulação está se aproximando, acontecendo e até mesmo quando terminou podem facilitar o seu positivo chegar.
Sinto dores no pé da barriga na hora do sexo, o que pode ser?
As dores no pé da barriga na hora do sexo podem ser recorrentes a vários fatores como: colo do útero baixo, feridas no colo do útero, infecção urinaria ou até outros tipos de infecções vaginais. Para diagnosticar é necessário procurar um ginecologista, fazer exames avaliativos e poder tratar adequadamente.
Dica Importante: A Famivita desenvolveu uma linha de produtos que vão desde vitaminas para homens e mulheres, à géis lubrificantes. Você pode conhecer a linha completa no site da Famivita.
Veja também: Corrimento Branco Pode Ser Gravidez? Como Identificar?
Estou com dor em baicho da bariga e fas 19 dias que nao vem mentruasao so veio um pouquinho de nada e stou asim
Olá, a dor no baixo ventre e o atraso menstrual podem ter diversas causas, e a avaliação depende de outros fatores, como seu histórico de saúde, regularidade do ciclo menstrual e atividades recentes.
Procure um ginecologista para avaliação e orientações corretas.
Boa noite ,eu fiz uma laqueadura no dia 30/04/24,depois de 3 meses de cirurgia começou uma dor no lado esquerdo de baixo da barriga , não estou me prevenindo de nenhuma forma ,minha menstruação esta regular porém diminuiu a quantidade ,será que é possivel uma gravidez?
Olá, segundo pesquisas: Após a laqueadura, a chance de gravidez é extremamente baixa, mas não é completamente inexistente. Em casos raros, pode ocorrer uma recanalização das trompas ou uma falha no procedimento, o que poderia levar a uma gravidez. Isso é conhecido como falha da laqueadura.
A diminuição do fluxo menstrual pode estar relacionada a outros fatores, como mudanças hormonais, o procedimento da laqueadura ou até mesmo estresse. No entanto, como você mencionou que não está se prevenindo e está preocupada com a possibilidade de gravidez, seria prudente fazer um teste de gravidez para descartar essa possibilidade, especialmente considerando a dor que está sentindo.
Se a dor persistir, ou se você tiver outros sintomas, como sangramento anormal, é importante procurar um médico para investigar a causa e te orientar de forma correta.
Tive relação ontem sem me previnir, porém estou sentindo umas dores no pé da barriga( meu útero é baixo) e meus seios estão muiito doloridos e sinto uma fome fora do comum, mesmo q eu já tenha me alimentado e tem dois dias de atraso!?
Olá Beatriz, entendo a sua preocupação. Dores no baixo ventre, seios doloridos e fome excessiva podem estar relacionadas a várias causas.
Possíveis explicações para os sintomas que você está sentindo:
Gravidez: Os sintomas que você descreveu, como dor no baixo ventre, seios doloridos e aumento da fome, são comuns nas primeiras semanas de gravidez. Se você teve relações sexuais desprotegidas e está com dois dias de atraso menstrual, pode ser uma boa ideia fazer um teste de gravidez para verificar a possibilidade.
Alterações Hormonais: Mesmo sem gravidez, o atraso menstrual pode causar sintomas similares devido a alterações hormonais no corpo. O fato de você ter um útero mais baixo também pode influenciar a percepção de dores na região pélvica.
Outras Condições de Saúde: Condições como síndrome dos ovários policísticos (SOP), cistos ovarianos, ou outras disfunções hormonais podem causar sintomas semelhantes.
O que fazer agora:
Teste de Gravidez: Faça um teste de gravidez com a primeira urina da manhã para obter um resultado mais preciso. Se o teste der positivo, consulte um ginecologista para confirmar a gravidez e iniciar o pré-natal.
Monitoramento dos Sintomas: Observe se os sintomas persistem ou se você nota outros sinais que possam indicar uma condição de saúde.
Consulta Médica: Se o teste de gravidez for negativo, mas você ainda estiver preocupada com o atraso e os sintomas, é aconselhável consultar um ginecologista para investigar a causa e obter orientação adequada.
Minha menstruação costuma descer todo dia 25, mês passado ela atrasou um dia e veio dia 26…
Já esse mês não veio ainda! Será uma possível grávidez dês do mês passado ?
Olá Lídia, se sua menstruação costuma ser regular e geralmente desce no dia 25 de cada mês, e este mês ela ainda não veio, há algumas possibilidades a considerar:
Gravidez: Se você teve relações sexuais desprotegidas, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. O atraso menstrual é um dos primeiros sinais de gravidez. Você pode fazer um teste de gravidez para verificar se há gravidez. Testes de farmácia são bastante precisos quando feitos após o atraso da menstruação.
Desregulação Hormonal: Alterações hormonais, estresse, mudanças na rotina, ou outros fatores podem causar atraso menstrual, mesmo que sua menstruação seja geralmente regular.
Outras Condições: Problemas de saúde, como cistos ovarianos, síndrome dos ovários policísticos (SOP), ou outros distúrbios hormonais, podem também levar a um atraso menstrual.
Se você já fez um teste de gravidez e ele deu negativo, mas ainda está preocupada com o atraso, seria uma boa ideia repetir o teste ou consultar um ginecologista para uma avaliação mais detalhada. O médico pode realizar exames para identificar a causa do atraso e orientar o tratamento adequado, se necessário.
Ano passado fiquei 6 meses sem menstruar porém tive uma grande queda onde ouvi fratura de coluna e ocasionou vômito com sangue e uma grande emorragia, depois disso fiquei 8 meses sem menstruar e nos últimos dois meses tive relação sexual sem nenhum tipo de prevenção e agora tive um sangramento seguido de dores fortes na parte baixa do ventre e na região da lombar,antes apresentei enjoos e desmaios, minha pergunta pode ser ou poderia ter sido uma gravidez seguida por um aborto?
Olá Neila, sinto muito por você ter passado por essas dificuldades. Com base no que você descreveu, é possível que o sangramento seguido de dores intensas, junto com enjoos e desmaios, possa estar relacionado a um aborto espontâneo, especialmente se você teve relações sexuais sem proteção nos meses anteriores.( Não posso confirmar)
É muito importante que você consulte um ginecologista o mais rápido possível. O médico pode realizar exames, como um ultrassom e exames de sangue, para avaliar o que está acontecendo e confirmar se houve um aborto ou se há outra condição que requer atenção.
Atenção aos Sintomas: Continue monitorando seus sintomas e, se você tiver um sangramento intenso, dores severas, ou outros sintomas preocupantes, busque atendimento de emergência.
Um médico poderá fornecer um diagnóstico preciso e orientá-la sobre os próximos passos para cuidar da sua saúde.
Saudações
Estou há pouco mais de uma semana com forte envoo por vezes com vómitos, tonturas, aversão a cheiros que antes eram bons, falta de sabor em alguns alimentos. Fiz testes de gravidez da farmácia deu negativo. O ciclo chegou, estou no terceiro dia mais parece estar dando sinal. E to com forte dor na cintura e um peso ligeiro no baixo ventre. O que pode ser? Me ajuda
Olá veronica, tudo bem? Esses sintomas podem estar relacionados a várias condições, como alterações hormonais, infecções, problemas gastrointestinais ou até mesmo stress. Mesmo com os testes de gravidez de farmácia dando negativo, se seus sintomas persistirem ou se agravarem, pode ser importante buscar uma avaliação médica para esclarecer a causa. A dor na cintura e a sensação de peso no baixo ventre também podem indicar algo relacionado ao seu sistema reprodutivo ou urinário, como cistite, infecção urinária, ou outras condições ginecológicas.
O ideal é que você consulte um médico, especialmente se esses sintomas continuarem ou piorarem, para fazer exames mais específicos e obter um diagnóstico preciso. Se houver uma dúvida persistente sobre uma possível gravidez, um exame de sangue pode fornecer um resultado mais confiável.
Olá boa tarde , eu estou sentindo muita dor no pé da barriga , seios sensível, minha barriga está crescendo já, acabei d fazer o teste do xixi e deu negativo , só q está dor no colo do útero, eu mesma em casa depois do banho fiz um toque do meu dedo e sentir q meu útero está inchado e aberto também q foi q eu sentir e a dor está vindo dele , será oq pode ser ?
Olá Juliana, esta com o ciclo em atraso? Como citou os sintomas e estar com dor, sugiro que veja um atendimento medico para que seja avaliada e orientada de forma correta.
Olá, tive uma relação desprotegida e tomei pds. Porém minha menstruação já desceu normal depois dessa relação. Mas agora eu tô sentindo dores de um lado da barriga apenas, a ginecologista passou secnidazol e pomada vaginal pois estou com corrimento meio amarelo mas sem cheiro. O que pode ser? Pode ser gravidez mesmo assim?
Olá, precisa seguir as orientações de seu ginecologista, se o corrimento persistir será necessário que retorne apara nova avaliação.
Em relação a gestação se existe a duvida sugiro que realize um beta quantitativo para melhor resposta.
estou com minha menstruação atrasada a dez dias e sinto muito dor de cabeça e nas costas e barriga ja fiz dois testes deu negativo mas tive relação cem me previne parei de tomar copromido no mês passado tavam menstruando certo mas tenho 39 anos será que posso estar grávida mesmo o exame de sangue dar negativo
Olá pode ter alterado o ciclo a pausa do AC, como fez exames e forma negativos para gestação, o tempo precisa de um tempo para regular após a pausa e uso do AC.
Se o atraso persistir e os sintomas, sugiro que veja um atendimento medico para que seja avaliada.
Fiquei com meu namorado a 9 dias sem nos prevenir e hoje estou sentindo dor no pé da barriga e na cintura e um pouco de dor de cabeça o que pode ser
Olá relação sem proteção tem risco.
Sugiro que aguarde o dia do ciclo havendo atraso faça um exame de gravidez
Eu quero saber pq estou sentindo dó atrás dás costas é nó pé dá barriga é com vontade de enjoo
Olá, Jéssica recomendo que veja um atendimento medico para que seja avaliada essa dor e o enjoou
Olá, tudo bem? Espero que sim! Como citou esses sintomas, precisa passar por uma avaliação medica onde será orientada de forma correta.
Olá, a dois meses atrás eu tive uma ‘ relaçao’, não houve penetração e nem ejaculação. Isso no dia que estava ovulando. Depois disso minha menstruação vem no dia certo mas fluxo menor um pouco. Ela já desceu duas vezes nesse tempo. Já fiz vários testes e todos negativos. sinto uma leve cólica fora do período menstrual. O que pode ser?
Olá, como teve ciclos após a relação e exames foram negativos, veja uma avalição medica para te orientar de forma correta em relação as cólicas.
Bom tarde eu estou sentindo muito dor pé da barriga e dor na costa nause mas mistruacao aí da não está atrasa e para vim no dia vinte e dois de setembro será ser eu estou grávida
Olá sugiro que aguarde o dia do ciclo, se houver atraso realize um exame de gravidez
Oi bom dia
Estou com a menstruação atrasada 5 dias e hoje estou sentindo uma cólica ou desconforto na barriga.
Pode ser final de que? Gravidez ou menstruação chegando ?
Ps parei de tomar meu anticoncepcional em janeiro desde ano pra tenta engravidar
Olá se o ciclo estava regular, como esta em atraso sugiro que faça um exame de gravidez, se for negativo veja uma atendimento medico para avaliação no ciclo
Olá, tem uns dois meses que venho sentindo uma cólica diferente e dor na barriga também, teste de gravidez negativo. O que pode ser? Meu fluxo não é grande, pode ser endometriose?
Olá Joana, precisa passar por uma avaliação medica para que seja examinada e orientada de forma correta e chegar ao diagnostico
Bom dia tive relação e acordei de madrugada com MT dor no pé da barriga e meu xixi saiu rosado ,fiz compressa com água quente e tomei um ibrupofeno que foi o que alívio !!
4 dia com MT dor no pé da barriga e 1 pouco na escosta tô tomando remédio pra infecção e não passa vou MT no banheiro tbm
Ola, fiquei nos amassos com o namorado, não teve penetração, nem ejaculação perto. Eu estava ovulando no dia. Depois disso minha menstruação desceu com fluxo um pouco menor. E ando sentindo uma dor na barriga, diferente de cólica, é uma leve dor de cabeça na testa, o que pode ser?
Tive corrimento rosa sangramento durou pouco dias toda tendo dores no pé da barriga e dor nas costas e minha menstruação está atrasada posso estar grávida?
Olá, pelos sintomas que citou com ciclo em atraso, recomendo que faça exame de gravidez.
Vou deixar o link de sugestão:
https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-gravidez/
https://www.famivita.com.br/produtos/exame-beta-hcg/?date=2023-06-26
Obs: No exame Beta, verifique a disponibilidade para sua região
Olá, tive relação no dia que estava ocupando, tomei pilula 2h depois. Fiquei esperando ver se iria atrasar, hoje desceu no dia certo. Vermelho vivo, sinto cólicas e um pouco de dor de cabeça. pode ser nidação ou menstruação mesmo? relação foi 29/06 e hoje 13/07 desceu
Olá se desceu no dia certo e de forma normal, mesmo assim existe a duvida de uma gestação, sugiro que faça um exame de gravidez.
Vou deixar o link de sugestão:
https://www.famivita.com.br/produtos/teste-de-gravidez/
https://www.famivita.com.br/produtos/exame-beta-hcg/?date=2023-06-26
Obs: No exame Beta, verifique a disponibilidade para sua região