A endometriose é causada quando o tecido que reveste a parte interna do útero começa a crescer e envolver outros órgãos do corpo, fora da cavidade uterina, podendo se alojar na bexiga e no intestino, sendo considerados os casos mais graves1. Por ser ligada totalmente e afetar também trompas e ovários que são os principais responsáveis pela fecundação, a endometriose e gravidez sempre será um assunto de preocupação das mulheres que sofrem com esse problema, pois acaba dificultando um pouco mais a realização do sonho de ser mãe.
Não se sabe ainda a causa da endometriose e a gravidez demore um pouco mais a acontecer, ainda que em casos leves da doença, acredita-se que pode ocorrer por causas genéticas e ligadas a baixa imunidade, alguns especialistas afirmam também que o psicológico pode agravar ainda mais a situação, com momentos de stress, nervosos e ansiedade extrema.
Normalmente mulheres que sofrem com a endometriose, sofrem com cólicas muito fortes, alguns casos que são impossibilitadas ate de exercer suas funções diárias devido ao forte dor que sentem no período menstrual. Sentem muita dor também e desconforto na relação sexual, quando o órgão genital masculino atinge o fundo da vagina, além de diarreias constantes durante o período que antecede e durante a menstruação.
Por esses motivos, além da dificuldade de ocorrer à fecundação naturalmente devido os ovários e trompas serem obstruídos e afetados, as dores e desconfortos durante a relação sexual acabam impossibilitando cada vez de uma gestação ocorrer, e o assunto endometriose e gravidez se tornam um verdadeiro tabu2.
Como Diagnosticar e Tratar a Endometriose Para Conseguir Engravidar?
Após um período sentindo sintomas incômodos, o ideal é procurar um ginecologista para verificar as causas e motivos. O medico fará um histórico de sintomas, e poderá solicitar um ultrassom transvaginal e exames de sangue para descartar a existência de ovário policísticos. Claro que acompanhado de exame de toque para verificar a rigidez vaginal e se existe dor ou incômodo durante o exame. Mas a única forma de se constatar a endometriose é através do exame de laparoscopia que pode ser considerado uma pequena cirurgia, pois necessita de anestesia para a realização.
São efetuados através de pequenos cortes no abdômen que será introduzida uma pequena câmera que visualizará toda situação interna. Esse exame que além de dar o resultado é capaz de verificar a intensidade e extensão da doença, que auxiliará na iniciação do tratamento. Não existe um remédio ou cura para a endometriose ainda mais para quem esta querendo engravidar, mas existe uma grande variedade de tratamentos e a indicação deles vai depender de cada caso, de sintomas, da extensão do problema, portanto cada pessoa terá um tratamento especifico para sua situação3.
Alguns casos mais leves, o próprio médico não recomendará nenhum tratamento para auxiliar na fertilidade, dará o período de seis meses para que aconteça a gravidez de forma natural, sem intervenções. O fato é que endometriose e gravidez, são condições distintas que o corpo deve aprender a lidar mas caso não ocorra, poderá ser indicada a cirurgia para retirada da endometriose, que inclusive caso o especialista acredite ser pertinente, poderá ser realizada na própria laparoscopia, resolvendo a situação dando o diagnóstico e já retirando o problema.
Após a retirada da endometriose a mulher é recomendada que engravide no período de ate 1 ano após a limpeza, pois após esse tempo o endométrio começará a crescer novamente dificultando a fertilidade novamente. Após o procedimento, podem ser utilizados métodos para ajudar a engravidar mais rápido, como o controle da ovulação com testes de ovulação e até mesmo uma ajudinha extra com gels lubrificantes que ajudam aumentar a mobilidade dos espermatozoides.
Por isso ficar de olho no problema pode facilitar a redução da endometriose e consequentemente facilitar a gravidez. As chances de uma mulher que sofre de endometriose engravidar são de 30 a 60% de chance para casos leves e de 35% para casos mais graves, portanto não desanime do seu sonho, enquanto tiver 1% de chance você deve sonhar e tentar.
Procure um medico de sua confiança, inicie seu tratamento e acredite que você irá conseguir.Endometriose e gravidez, sinônimo de persistência da mulher!
Veja também: Endométrio e Gravidez – Casamento Perfeito
Eu gostaria de entrar no grupo me coloca 21990193966
Fui diagnosticada com endrometiose severa. Nunca consegui engravidar, fiz o exame Histerossalpingografia, diagnosticou que minhas duas trompas estão obstruída. Coloquei nas mãos de Deus, mas gostaria de continuar tentando.
Fui diagnosticada com indrometriose e hidrossalpinge estou comas duas trompas obstruidas estou fazendo tratamento com pietra ed tenho tanto medo de não conseguir ser mãe pode me colocar no grupo 21985219254
Tenho endometriose,gostaria de entrar no grupo(75)988589920
Eu descobri que estou com endometriose, ainda estou no estágio de exames. Gostaria de participar do grupo tenho 34 anos. 41995222719
Me coloca no grupo por favor! Meu número 63984468971
Olá, sou tentante a anos e descobrir a endometriose recentemente, gostaria de entrar no grupo – 11 7122-0385
Tenho 33 anos e descobri endometriose profunda e endometrioma há 2 meses enquanto fazia exames para tentar engravidar. Fiquei muito triste, pois a gravidez é algo tão incerto, tem casos de mulheres que conseguem e outras que não. A cobrança da família é o pior.patentes Parentes que estão com filhos ficam te perguntando quando vc vai engravidar ou que não pode ficar mto velha pra isso, não há respeito algum. Você começa a se isolar porque não tem filhos e é cobrada constantemente por isso. Além do tratamento, das dores, o psicológico é muito afetado.
Tenho endometriose
Tenho endometriose também me coloca no grupo por gentileza. 71981596121
Tenho edometriose cococa grupo
Fui diagnosticada com Endometriose Profunda em 2017, fiz a cirurgia no mesmo ano em CG/MS e tive que ficar por 60 dias com a bolsa de colostomia, depois da reversão as cólicas menstruais eram ainda mais intensa. Voltei com uso de anticoncepcionais, em abril de 2021 fiz novamente outra cirurgia mais com Dr especialista de São Paulo Dr. Ricardo Mendes, precisei tirar uma trompa e um ovário pois já estavam comprometidos. Depois da cirurgia acompanho com exames a cada 6 meses e todos eles indicam que não há mais endometriose, mas, sigo sem conseguir o meu positivo e mesmo ovulando normal apenas com 1 ovario. Comprei os remédios agora da famivita, na esperança que tudo de certo.
Olá, obrigada pela confiança e preferencia, recomendo que veja um ginecologista e fertilidade para te acompanhar e orientar de forma segura .
Quero participar do grupo. (92) 99352-6680
Quero entrar no grupo.
Me coloca no grupo por favor. Endometriose profunda. 91 987347024
Gostaria de participar do grupo para tirar dúvidas, nu zap 075 982929949.
Obg
Olá, me coloquem no grupo.
61995823351
Olá pode me incluir no grupo?
Podem me incluir no grupo também por gentileza. Fui diagnósticada a um mês com endometriose. 12997951808
Obrigada
Me coloque no grupo por favor
Me coloca no grupo porfavor 75998801414
Boa noite. Sou portadora de endometriose e gostaria de participar do grupo do zap.
Obrigada.
Me coloque no grupo por favor gostaria de tiras uma dúvidas
Fui diagnosticada com endometriose em agosto do ano passado, tinha um pólipo endometrial fiz a retirada dele em outubro de 2020. Em janeiro de 2021 descobri que estou com a trompa direita obstruída.
Desde que descobri esses problemas nao sou mais a msm minha estima minha imunidade tudo baixou.
Tomo o allurax desde setembro de 2020.
Não sei se consigo engravidar mas já ouvi tantos relatos de pessoas q conseguiram.
Por favor me add no zap 27997171907